IMPERIUNS RACE CLUB CHAT

domingo, 19 de abril de 2009

IMPERIUNS NA ARRANCADA EM CURITIBA






E AIGALERA DA IMPERIUNS QUEM DISSE QUE IMPERIUNS NAO VAI LONGE E NOIS AQUI EM CURITIBA.

sábado, 18 de abril de 2009

TROCANDO CARB. SIMPLES PARA DUPLA


motor ainda com a carburação simples

Vamos para a instalação da dupla carburação;
o coletor da carburação simple é o mais chato de tirar, pois alem dele ser fixo no cabeçote do motor tem tb o pré-aquecimento que é ligado no escape do carro


mesmo que vc não queira tirar a capela var te de retirar o alternador para a remoção do coletor da carburação simples

Se o seu carro tiver os cabeçotes de 6 aletas, entre o coletor e o cabeçote vai ter um adaptador, que tb tera de ser removido, feito isso, vamos a instalação dos novos coletores, coloque a junta e encaixe o coletor no prisioneiro da cabeçote e aperte as porcas dos prisioneiros, faça isso dos dois lados.


Fotos dos coletores instalados no cabeçote

Depois coloque pela ordem a junta de papel depois a de madeira e outra de papel novamente, na parte superior do coletor, estas juntas ficaram entre o coletor e o carburador


Coletores com as juntas instalas

Agora é so instalar os carburadores nos caletores


Carburador instalado no coletor

Próximo passo é instalar o acionador, retira-se duas porcas do bloco do motor, encaicha-se o acionador e depois é so apertar as porca novamente


O acinonador instalado, repare que ele é preso na porca próxima a base o alternador e na seguinte

Vamos tampar o firo do pré-aquecimento do escape, o meu eu tampei com Durepox e ficou bom.


Entrada do pré-aquecimento fechada com Durepox

Vamos preder as molas de acionamento dos carburadores, as minhas eu prendi nos parafusos das latas do motor


Molas presas nos parafusos das latas do motor e no carburador

Bom agora monta-se tudo, capela alternador bobina enfim, tudo o que foi retirado para a instalação dos caburadores


carburadores instalados, agora é so montar a capela o alternador, etc

Depois de tudo montado vamos as ligações das mangueiras;
Primeiramente vamos ligar a mangueira da gasolina, agora na ponta da mangueira que sai da bomba de combustivel, vai um "T" que é uma pequena peça plastica que divide o combustivel entre os dois novos carburadores, depois de instalado o T coloca-se nele as mangueiras que vão levar combustivel ate os carburadores, e por ultimo instale as mangueiras em seus respectivo carburador


magueira saindo da bomba de combustivel e o T ligado a ela, com as mangueiras que vão para os carburadores


aki se ve o carburador de cima, a entrada da mangueira do combustivel é a que fica na parte superior e é a que tem menor diametro, a de maior diametro deve ser tampada, a minha eu tampei com durepox
OBS: alguns carburadores mais antigos não tem a entrada de maior diametro

Olhando o carro de tras, o carburador que fica do seu lado esquerdo vai ter uma entrada lateral, nesta entrada deve-se ligar a mangueira do vacuo que vai para o distribuidor


Entrada lateral do carburador esquerdo, liga-se uma mangueira que vai para o vacuo do distribuidor
OBS: caburadores mais novos, vão ter uma entrada semelhante no lado esquedo este deve ser tampada, a minha tampei com durepox

por fim os coletores que tem uma entrada cada que deve-se ligar uma mangueira interligando elas, se seus coletores forem os da Kombi o coletor esquerdo vai ter uma entrada lateral que dever ser tampada, o meu tampei com durepox


magueira, ligando um coletor ao outro

proximo passo ligar as varetas entre o acionador e os carburadores, e o cabo de aceleração no acionador


vareta presa ao carburador


varetas e cabo de aceleração presos ao acionador

Tudo pronto agora é so ligar o carro e ver como ficou, é logico que ele nao vai ficar redondo pois necessira de regulagem, que vc mesmo pode fazer baseado-se neste site http://www.envenenado.com.br/manutencao/carb/carb.html


carburadores instalados com os filtros de ar provisorios


filtros definitivos agora sim tudo pronto


filtro de combustivel de carro injetado, melhor filtragem do combustivel, menos sujeira no carburador

Agradeço a todos que ajudaram a tirar minhas duvidas, respondendo os topicos que eu criei sobre o assunto, e especialmente ao Chico Biela, por ter me ajudado muito neste processo de instalação da dupla carburação e ao Felipo(o faiscana do forum) que me ensinou a fazer a regulagem dos carburadores, e aproveito para mencionar a oficina dele aki em Guarulhos a "Carbufreio" telefone 6468-8295, enfim esta ao meu trabalho, espero que ajude em alguma coisa

AJUSTANDO E EQUALIZANDO CARBURAÇÕA DUPLA

Ajustando e equalizando carburadores
Pode parecer estranho em plena era da eletrônica e da injeção eletrônica, mas nessa matéria vamos falar sobre os motores VW a ar com dupla carburação. Por que falar sobre esse tipo de motor? Porque há ainda vários apaixonados por esse tipo de motor ou de veículos que se utilizam dele e muitos destes motores usam dupla carburação. Por isso vamos dar algumas dicas de como ajustar e equalizar os dois carburadores, que é um processo bem trabalhoso e diferente do procedimento utilizado no carro dotado de um carburador só, requerendo certos cuidados, mas podendo ser feito por qualquer pessoa.

É bastante comum parar em um sinal atrás de um Fusca ou Brasília e sentir um forte cheiro de gasolina mal queimada. É exatamente esta a principal razão pela qual muitos desses carros pegam fogo. Por estarem desregulados o excesso de combustível é jogado para fora do carburador. O combustível não queimado entra em contato com as partes quentes do motor e qualquer faísca que ocorra no motor é o suficiente para iniciar o incêndio!

O primeiro sinal de que os carburadores precisam de uma regulagem, é o funcionamento "áspero" do motor, com vibrações em marcha-lenta e o motor balançando e trepidando bastante durante as acelerações. Alguns mecânicos têm uma ferramenta muito útil para a afinação desses motores que se chama equalizador. O equalizador é colocado sobre o bocal do carburador (dos dois), indicando a quantidade de ar que está sendo aspirada por cada um, facilitando assim sua regulagem.

Mas sem este equipamento, também é possível realizar o trabalho. O primeiro passo é ligar o motor e deixar que ele atinja sua temperatura normal de funcionamento. Quando o motor estiver aquecido, solte uma das varetas de acionamento do carburador. Em seguida acelere o motor um pouco acima da marcha-lenta, entre 1000 e 1100rpm. Para conseguir isso, basta apertar um pouco o parafuso de aceleração, situado na base de cada carburador. Tente fazer com que essa regulagem fique igual nos dois lados. Uma dica importante neste ponto, é ficar de olho no balanço do motor.

Sempre faça o aperto do parafuso girando sempre ¼ de volta nos dois lados. Se caso você girar ¼ de volta, por exemplo, no carburador da esquerda e o motor ficar mais acelerado, é sinal que o problema está no outro carburador. Volte o parafuso para a mesma posição e aperte o outro parafuso do carburador da direita ¼ de volta. Faça esse procedimento até que o motor fique o menor balanço possível.

O próximo passo é acertar a mistura. O parafuso da mistura fica próximo do coletor de admissão e um pouco abaixo da altura da borboleta. Geralmente esses parafusos são feitos de plástico e possuem uma mola no meio. Para começar a regulagem, gire o parafuso no sentido anti-horário cerca de duas voltas, e então comece a girar o parafuso no sentido horário, observando o funcionamento do motor. Se ele começar a balançar, volte um pouco o parafuso, no máximo ½ volta. Repita essa operação até conseguir que o motor se estabilize. Faço o mesmo procedimento no outro carburador.

Caso você consiga estabilizar a marcha-lenta o próximo passo é colocar a vareta que foi retirada. Caso a rotação se altere com a colocação da vareta é preciso regular o comprimento da vareta. Uma delas é fixa e a outra tem regulagem. Para isso use duas chaves de boca na medida 6 e 7mm. Para saber quando essa regulagem está no ponto correto, é bem simples. Se caso você recolocar a vareta e o motor não alterar a marcha-lenta, é sinal que a regulagem foi bem feita.

O próximo ponto abordado é muito importante. Desligue o motor e com a mão acione o balancim central que comanda as duas varetas do carburador. Veja se as duas varetas puxam os dois carburadores ao mesmo tempo. Se um deles estiver abrindo atrasado, você terá problemas. Veja qual dos dois carburadores está abrindo atrasado. Se for o da vareta regulável, basta diminuir o comprimento da vareta até que a outra borboleta abra junto. Se o problema estiver no outro carburador - o da vareta fixa - aumente o comprimento da vareta regulável até conseguir a abertura simultânea.

Ainda com o motor desligado pise até o fundo do pedal do acelerador e verifique se as borboletas estão abrindo todo o curso. Se não estiverem abrindo é necessário esticar um pouco o cabo do acelerador. A marcha-lenta ideal fica em torno de 750 a 850 rpm. Se ainda o motor estiver acelerado com as duas varetas ligadas, refaça a regulagem das varetas. Há que se ter muita paciência para conseguir o ponto exato. No caso dos motores com dínamos, o ponto ideal da marcha-lenta é quando a luz espia do painel pará de piscar.

Se depois de todo esse procedimento o motor ainda não estiver "redondo", é indício que será necessária uma limpeza completa nos carburadores e verificação de todos os componentes internos do mesmo. Abaixo, passamos uma tabela para você saber os valores de giclês dos principais motores a "ar".
Fusca 1600 Álcool Brasília / Fusca 1300 Álcool Brasília / Fusca 1600 Gasolina
Venturi
22 mm
20 mm
24 mm
Giclê pincipal
157.5
137.5
125
Giclê ar
115
130
90
Giclê lenta
60
57.5
---
Giclê inter.
---
---
60
Injetor
70
60
50
Alt. da bóia
7.4
7
5.7

No caso desses motores o carburador é basicamente o mesmo (Solex 32). O que vai mudar são os valores de giclês e suas calibragens que podem diferir um pouco de motor para motor. Com essas dicas você terá um motor andando redondo e consumindo a quantidade necessária de combustível sem desperdício e sem riscos.
Tchesco

AI GALERA DA AI UMA DICASPARA MELHOR PERFORMECE DE SEU CARRO
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