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sábado, 2 de abril de 2011

OMEGA BI-TURBO DE 500 CV

Omega 3.0 Bi-Turbo

Omega 3.0 Bi-Turbo

O Carro

Precisávamos de um carro que tivesse a distância entre eixos grande para garantir boa estabilidade longitudinal em altas velocidades. Como nossa preocupação inicial não é o 0 a 100 Km/h, um carro um pouco mais pesado não seria problema. Então o Omega foi o nosso escolhido. Projeto alemão, nasceu para estradas. Suportará bem os regimes de teste de velocidade final sem nos dar sustos desnecessários. Preço razoável.

O Motor

Nosso escolhido foi o seis cilindros 3.0, por se tratar de um motor mais elástico e que “gosta“ de rotações maiores. Seu cabeçote também possui válvulas relativamente grandes para sua litragem o que ajudará na hora em que as 2 turbinas, isso mesmo, 2 turbinas estiverem conduzindo a pressão positiva para o motor.

A idéia foi usar 2 Turbinas e nada pressões excessivas. De acordo com nossos cálculos 10psi (0.7 bar) serão suficientes. Mas como pressão por si só não é tudo, o cabeçote foi completamente trabalhado e polido, o que realmente acordou o motor em baixas rotações e como usamos 2 Turbinas pequenas, pois não precisamos de muita pressão, o torque em baixas rotações subiu substancialmente. O ponteiro do manômetro do Turbo (Auto-meter) já acusa pressões positivas a partir de 2000 RPM. A parte de montagem de todo o conjunto, bem como da pressurização e suplementares foi feita na Racer X.

Para isso encomendamos 2 Turbinas T2 no Homero (11 4123-6492) que sugeriu uma modificação no rotor frio para dar mais vazão de ar e fizemos os 2 coletores de escapamento no Giba Escapamentos. Tivemos que remover o reservatório de óleo da direção hidráulica e os componentes do ar condicionado para o lado esquerdo do carro para permitir a confecção dos tubos de descarga. Das turbinas saem 2 tubos em 2.5 polegadas passando por um abafador intermediário para cada cano e finalizando em 1 abafador de 3 polegadas. Os coletores de escapamento foram envolvidos na fita Termotape fornecida também pelo Giba Escapamentos. Isto garante a temperatura do cofre mais fria. Vale lembrar que o carro ficou completamente silencioso.

Do lado da pressurização residem 2 bicos de injeção suplementares monoponto e uma válvula prioridade (aquela do espirro) HKS. Neste caso ela não espirra, pois o ar é redirecionado para as turbinas via tubulação do filtro de ar, como em um carro Turbo original.

Agora que já temos ar e pressão positiva, precisamos de combustível. Uma bomba elétrica suplementar fornecida pela Metro Repair foi ligada em conjunto com a bomba original do carro. Os bicos originais também foram substituídos pelos bicos da Suprema álcool. Além disso precisávamos gerenciar os bicos suplementares. O sistema 3 em 1 da CM Racing faz isso muito bem. Pulsando os bicos suplementares com regulagens independentes para cada bico, ela atrasa o ponto de ignição assim que o ponteiro da pressão do turbo passa para o lado positivo e ainda funciona como um amplificador de centelha, permitindo que se deixem as velas com uma abertura um pouco maior. É difícil perceber a hora em que os bicos suplementares entram, tal a suavidade do sistema.

A Displatô forneceu um disco de embreagem de cerâmica e revisou o platô. Afinal, queremos toda a potência no asfalto.

Suspensão

Para se andar a mais de 250 Km/h não é necessário somente motor. Um conjunto de suspensão bem balanceado também é fundamental. Procuramos o Laecio Amortecedores, que nos forneceu um jogo de amortecedores 20% mais duros. Achamos que não eram suficientes, pois em baixas velocidades (em torno de 160 Km/h a 180 Km/h) o carro ainda não estava do jeito que queríamos. Então os amortecedores voltaram para o Laecio e pedimos mais carga. Um jogo 50% mais duro foi fornecido. Isso conjugado a um jogo de Rodas Momo aro 17 polegadas com pneus Michelin 245/45 17 na traseira e 235/45 17 na dianteira deram ao carro os meios para aceitar as altas velocidades.

Como o carro é todo de rua, um som cai muito bem. Para aquelas viagens de fim de semana, a Street Tuning abasteceu o bólido com um conjunto de som com um CD Sony Xplod, um módulo Power Acoustic e uma caixa selada dutada. Sem exageros, mas o suficiente para curtir uma estrada.

Agora está tudo pronto: carro montado, cavalaria debaixo do capô e aparência original. Hora dos testes. Bem… no próximo mês divulgaremos se conseguimos alcançar nosso objetivo ou teremos que fazer mais algumas modificações.

ABSSS

TIAO

IMPERIUNS

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