IMPERIUNS RACE CLUB CHAT

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PREPARAÇÃO LEVE PARA OPALA 6CC

Preparação ( Leve ) Opala 6 cc


Vamos falar sobre o veneno para o motor do Opala 6 cilindros a álcool, mas antes de tudo é preciso saber a situação e o estado em que se encontra o coração do carro (o motor). Sempre antes de preparar um motor é preciso checar se o mesmo se encontra em perfeitas condições de funcionamento e se não há barulhos estranhos que podem ser sintomas de problemas no motor. Para se certificar, leve seu carro a um mecânico de confiança e peça que ele avalie o estado de seu motor.

opala

Vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a saber se seu motor vai “agüentar” a potência extra:

1. Em primeiro lugar, observe o consumo de óleo lubrificante, que não pode ser superior a 1 litro a cada 1 mil quilômetros.
2. Escute atentamente o som do motor logo na primeira partida pela manhã. Se você identificar algum barulho, é sinal que há algo de errado, como folgas internas por exemplo.
(Preste atenção, alguns carros costumam fazer um barulho estranho logo na primeira partida como uma máquina de costura. Este som pode ser considerado normal se o seu veículo for da marca VW e possuir tuchos hidráulicos. O fato de o barulho ser normal é que com o motor parado por muito tempo, o óleo que se encontra no tucho retorna ao cabeçote e com isso, quando é dada a partida os tuchos estão descarregados (sem óleo), mas em alguns segundos a situação volta ao normal.
3. Peça para um mecânico experiente verificar a taxa de compressão dos cilindros, pois se estiver baixa a compressão é sinal de problemas com anéis, não sendo recomendado a preparação.

O importante é que cada motor é um motor (tem suas particularidades), não existindo nada mais diferente do que dois motores iguais. Apesar disso você pode seguir uma receita que aplicamos com muito sucesso no motor 6cc a álcool:

* Colocação de um carburador Weber 40
* Agulha da bóia - 225
* Agulha da mistura - 140
* Bico injetor - 50
* Caneta - F3 ou F11
* Difusor - 28 mm
* Gicleur de ar - 180
* Gicleur de combustível - 220
* Marcha lenta - 70
* Respiro da lenta - 140
* Válvula de cuba - 00
* Troca do comando de válvulas original, por um com maior duração da marca Crower 282X287.

Com essas dicas seu carro vai ficar bem mais rápido em saídas e retomadas, tendo também um ganho em velocidade máxima. O consumo deve aumentar um pouco, mas em compensação a vida útil do motor quase não vai ser afetada. Lembre-se que para todo motor preparado ter sua vida útil prolongada, deve ter os intervalos de trocas de óleo e filtros reduzido, sempre utilizando óleo de qualidade superior. Seguindo essas dicas é só pegar e acelerar o seu saudável “Seisão”.

Nenhum comentário: